Conheça os resultados preliminares obtidos nas auditorias energéticas através de um exemplo prático de Ficha Técnica resultante de uma das auditorias realizadas pela ANECRA numa instalação
A informação recolhida, em todas as 50 auditorias realizadas, divide-se em três partes principais:
1. Caracterização do Estabelecimento
Nesta fase, são recolhidos dados sobre o tipo de atividades desenvolvidas no estabelecimento (por exemplo, venda e reparação de automóveis), a dimensão do edifício (como 2 pisos), os equipamentos existentes (exemplo: elevadores de viatura, compressores de ar), bem como o horário de funcionamento.
2. Caracterização Energética
A segunda etapa foca-se na análise de todos os fatores que influenciam a eficiência energética. Isto inclui o tipo de iluminação utilizada, a presença de vãos envidraçados, sistemas de climatização, e o modo de produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). Neste caso específico da imagem da ficha téncia apresentada acima, a produção de AQS é realizada através de um termoacumulador elétrico com capacidade de 100 litros.
3. Principais Medidas de Eficiência Energética
Na última etapa, são identificadas as medidas recomendadas para otimizar o consumo de energia, juntamente com o impacto prático das mesmas. Por exemplo, neste caso, a otimização dos sistemas de iluminação, a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e a substituição das unidades de climatização tipo Split permitirão à Renault Silva & Santos uma poupança de 30.957 kWh (41% do consumo atual), uma economia anual de 4.475 euros, e a redução de 11,14 toneladas nas emissões de CO2.
A ANECRA está atualmente a compilar todos os resultados das auditorias energéticas realizadas em diversas instalações das 50 empresas auditadas, e a traduzi-las em fichas técnicas como a que pode consultar neste exemplo.