Candidate a sua empresa de comércio e reparação automóvel ao Efficientĭa da ANECRA – e receba auditorias energéticas gratuitas. Fique a conhecer as várias fases do processo de auditoria e descubra as principais oportunidades de eficiência energética para o seu negócio.
A ANECRA, entidade promotora do Efficientĭa, está a selecionar um máximo de 50 empresas, na área do comércio e reparação automóvel, para serem alvo de auditorias energéticas, sem qualquer custo associado.
Quais as várias fases do processo de auditorias energéticas?
O processo de auditorias energéticas será realizado por uma empresa subcontratada pela ANECRA, que pretende fazer uma avaliação energético-ambiental das oportunidades de racionalização de energia e um plano de racionalização de consumos, através da realização das seguintes atividades:
1 – Recolha e Tratamento de Dados
Nesta 1ª atividade irá proceder-se a recolha, tratamento e análise de dados dos estabelecimentos alvo da auditoria: consumos de energia, dados de ocupação das instalações e elementos com a descrição e caracterização física das instalações.
2 – Visitas Técnicas e Monitorização dos Consumos
Numa 2ª fase, a empresa subcontratada irá realizar uma visita técnica detalhada às instalações da sua empresa, que irá ainda implicar o preenchimento de um questionário, a partir de dados recolhidos no local e por entrevista ao responsável da gestão das instalações técnicas.
3 – Levantamento e Caracterização dos Estabelecimentos
Numa 3ª fase irá proceder-se a um levantamento e caraterização dos principais sistemas energéticos e equipamentos de instalação (sistemas de ar comprimido, iluminação, ar condicionado, ventilação, produção de águas quentes, entre outros), assim como à monitorização dos consumos de energia global e por área funcional e determinação de consumos específicos de energia.
4 – Identificação e Análise Técnica das Oportunidades de Eficiência Energética
Nesta fase, serão identificadas as principais oportunidades de racionalização de consumos de energia (que inclui redução de custos e redução de consumos), tanto numa vertente de poupança energética, económica (análise custo – benefício) e ambiental (diminuição do C02).
Será também efetuada uma análise técnica das oportunidades de introdução de sistemas renováveis de energia, nomeadamente sistemas solares térmicos para a produção de águas quentes e sistemas solares fotovoltaicos, para produção de energia elétrica em regime de autoconsumo.
5 – Plano de Eficiência Energética
No final desta fase, a entidade subcontratada irá apresentar um plano de melhoria da Eficiência Energética das instalações que, mais tarde, será divulgado por todo o sector.
Neste plano serão apresentados um conjunto de recomendações, apresentando medidas de racionalização e controlo e medidas tecnológicas. Serão também avaliadas as fontes de financiamento para implementação das medidas analisadas para que a entidade promotora e parceira possam desenvolver um plano de ação conjunto para a eficiência energética em estabelecimentos de comércio e reparação automóvel.
Estas são as 5 fases pela qual a sua empresa irá passar, caso participe neste processo de auditoria energética.
Nota: Este artigo foi publicado a 14 de Março de 2023, altura em que as candidaturas se encontravam abertas. Atualmente, as candidaturas ao Efficientia já se encontram encerradas.
Efficientĭa: Informação & Sensibilização para a eficiência energética para empresas de comércio e reparação automóvel é uma Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.